segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Aparador Guayaba número 1


     Este móvel foi encomendado e a cliente me deu como referencia do seu gosto uma mesa em metal estilo Luis XV. Ao encontrar na rua um pedaço de um tronco de goiabeira minha inspiração me levou para um caminho diferente da proposta inicial. Descrevi à cliente o material encontrado e suas possibilidades e recebi seu voto de confiança para mudar nosso projeto de trabalho.

     Assim iniciou o processo de processo de criação do Aparador Guayaba 1, no qual pude experimentar série de técnicas que eu desejava mesclar.

     A primeira técnica diz respeito ao corte da madeira, feito com motoserra para obter “fatias” do tronco, aplainadas e lixadas demoradamente, mas  respeitando sua forma original.

     A outra técnica  aplicada no acabamento do tampo do aparador. Este  recebeu acabamento em óleo de tungue, extraído das nozes da planta com mesmo nome e diluído com thinner ecológico feito à base de laranjas. Esta é uma  forma muito antiga de proteger a madeira e demora cerca de  10 dias para ser executado já que exige finas e sucessivas demãos.

     Já os pés do móvel foram feitos em metal: vergalhões de ferro resíduos de uma construção. Após a definição da forma, composta por dois pés assimétricos, as peças foram soldadas e foram desbastadas as imperfeições. O segundo passo foi um banho de ácido para que enferrujassem. A partir daí por 2 dias ficaram entre borrifos de água e secagem ao sol até chegarem ao aspecto desejado. O acabamento foi feito com a aplicação um verniz metálico para dar o efeito molhado.

     Espero que gostem!
     
Aparador Guayaba número 1 - Dimensões 38x31x40 cm
Prancha de goiabeira com acabamento em óleo. Pés em metal com acabamento em verniz. 














Nenhum comentário: